domingo, 13 de setembro de 2009

The Thrills - So Much for the City (2003)


Alguns fatos são estranhos. Às vezes algumas verdades parecem mentiras. Eis um exemplo recente: a banda The Thrills vem da Irlanda. Com um som tão intimamente americano, parece difícil de entender... Mas não é tanto assim, se olharmos direito para a música pop irlandesa. Porque se por um lado já ganharam fama vindos de lá artistas que investiam seriamente nas raízes sonoras locais ou erguiam bandeiras brancas para os conflitos, por outro existem nessa história dois nomes essenciais: Van Morrison e The Commitments. Na vida real ou na ficção, afinal, irlandeses sempre ouviram e reproduziram muita música americana, mesmo que na hora de cantar o sotaque soe meio esquisito.
No caso do The Thrills, o sotaque é de Dublin, terra de Oscar Wilde e U2. Mas o primeiro álbum desse quinteto não é. "So Much For The City", lançado no finalzinho de junho na Europa, é californiano de corpo, alma e coração. Ele foi gravado quase todo em Los Angeles e demonstra isso em cada nota. De Beach Boys a Grandaddy e passando por Byrds, as comparações mais certas são todas vindas da costa leste dos Estados Unidos.
Influenciado pelo pop mais clássico possível, o resultado foi o mais agradável que se pode conceber. Melodias gostosas, voz macia, muito piano, guitarras acústicas, banjo, gaita. Tudo muito pra cima, música de verão sem problemas e sem culpa. Simples assim. Mas é tão bacana que, o que poderia ser a receita de algo medíocre, rendeu um ótimo disco.
Bom o suficiente para ligar o Thrills a uma banda do tamanho do R.E.M.. Afinal essa tinha sido, quem sabe só até agora, a última banda pop a fazer um belo sucesso comercial com músicas tão cheias de referências a uma sonoridade tradicional norte-americana. Mas não se pode, por isso, dizer que esses irlandeses façam alt-country – apesar de eventualmente já terem sido definidos assim. Eles são alegres e desencanados demais para seguirem de verdade essa estrada.

download


Nenhum comentário:

Postar um comentário