A voz de Feist chegou, inicialmente, ao público brasileiro dentro do álbum “Riot on an Empty Street”, de 2004, da dupla norueguesa Kings of Convenience. O timbre suave da cantora deixou impressões de relevo nas canções “Know How e The Build up”. Impossível não notá-la e, conseqüentemente, sentir-se atraído por ela. Depois veio “Mushaboom”, que só foi lançada no Brasil em coletânea mista. O primeiro, “Monarch” (“Lay Your Jewelled Head Down”) (1999) só saiu no Canadá e está fora de catálogo.
“The Reminder” é tão bom quanto (ou até melhor do que) “Let it Die”. Na busca por referências imediatas, há quem a relacione à inglesa Dido, pela maciez do canto e pelas baladas melancólicas de baixa intensidade. As duas fazem pop confessional e sensual, mas Feist, como as inspiradoras conterrâneas K.D.Lang e Jolie Holland e a americana Norah Jones, junta à receita algumas filigranas de jazzy folk e country.
Não quer dizer que Feist tem as colegas como modelo, mas guardadas certas peculiaridades, alguns temas de uma não destoam das demais. Além disso, elas têm em comum o fato de representarem uma prolífica geração de cantoras compositoras talentosas no universo do pop acessível e doce, que esconde garras afiadas.
Canções de “The Reminder”, como “So Sorry”, que abre o CD, “The Water” e “The Limit to Your Love” são as que mais se assemelham ao estilo de Dido. Noutras, ela tem algo de “Chan Marshall” (Cat Power). Balada country suingada, com banjo, piano e metais, “1234” é uma das faixas mais saborosas. Dentre as dançantes, valem destaque o contagiante rock acústico “Past in Present” e “Sealion”, adaptação de “See Line Woman” (Nina Simone) com acento roqueiro. O nome da música original está grafado errado nos créditos, mas o CD é tão bom que não é um detalhe desse que comprometerá a cantora.
Open Season (2006)
Feist - Let It Die (2004)
The Reminder (2007)
Feist - Monarch (1999)
Seguinte, tomei mais um esporro da DMCA. Quem quiser os links, me deixa um recado ou comentário, que eu passo por email. Até mais.
cara, por favor me passe o link do Let it Die!
ResponderExcluireu preciso!! (lucascz.souza@gmail.com)