terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Manic Street Preachers - Postcards from a Young Man (2010)

Depois do contundente e espetacular Journal For Plague Lovers (2009), os galeses do Manic Street Preachers reaparecem com mais uma compilação de inéditas. Postcards From a Young Man, décimo álbum de sua respeitável carreira, trás menos peso nas guitarras, porém ainda conserva a aspereza lírica e a genialidade musical dos discos anteriores.

Aqui as guitarras cheias de distorção, o vocal esganiçado e o rock cru, nervoso, perdem espaço para arranjos orquestrais e baladas melodramáticas -- uma das especialidades de James Dean Bradfield. Este som recheado de cítaras, cordas, pianos e bandolins pode parecer pomposo demais para ouvidos mais rockeiros, mas não deve ser encarado como um retorno ao britpop. Parece mais uma busca da banda em atingir seu ponto de equilíbrio, reunindo os melhores elementos destes quase 20 anos de estrada.



Postcards From a Young Man tem o que se espera dos Manics: solos arrebatadores, as batidas frenéticas de Sean Moore e Bradfield gritando as frases mais absurdas -- mas tudo isso entremeado por arranjos elaborados e melodias mais suaves. Essa mistura de texturas permite que a banda trafegue tranqüilamente pelo britpop, hard rock e o art-punk sem medo de perder sua identidade musical. O resultado é um som único e por demais agradável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário