O Zwan foi o resultado de uma promessa que Billy Corgan fez a Matt Sweeney a mais de 10 anos atrás de que ele gostaria de formar uma nova banda.É bom lembrar que Corgan sempre teve uma grande relação de amizade com Sweeney, um bom exemplo disso é o nome de Sweeney na lista de agradecimentos do cd Siamese Dream, dos Smashing Pumpkins.Nos anos 90, o careca sentiu a urgência de compôr músicas que não eram ligadas aos pumpkins, (nessa época ele até chegou a montar uma outra banda, o Starchildren)que era sua banda no momento. Uma vez que os Pumpkins se separaram, Corgan veio para Sweeney e disse que chegara a hora de trabalhar naquele projeto. Assim, o Zwan veio a existência.
A banda foi formada por: Billy Corgan nos vocais e guitarra principal, Jimmy Chamberlin, ex-baterista dos Smashing Pumpkins, tocando a bateria, Matt Sweeney, da banda Chavez, fazendo também guitarra, David Pajo, do Papa M, alternando entre guitarra e baixo. Paz Lenchantin da banda A Perfect Circle foi adicionada mais tarde na formação (e mais tarde sairia da banda, sendo um dos motivos pra fim da mesma), tocando baixo, possibilitando o uso de 3 guitarras em algumas músicas como por exemplo Cast a Stone, tocada desde o primeiro show do Zwan.Todos os membros da banda participavam dos vocais, claro que não ao mesmo tempo, mas todos participavam. Billy Corgan era o único que cantava todas as músicas, sendo o Lead Vocal.Mesmo tendo 2 dos antigos membros do Smashing Pumpkins na banda, o som deles era muito diferente de músicas como 1979. A melodia do Zwan foi de vez em quando pesada e rápida, e de vez em quando suave e relaxante, mas eram sempre cheias de ritmos criativos que lhe fazia escutar e querer mais. As letras do ZWAN são muito sentimentais, e muito ligadas a sentimentos do coração.Apesar de alguns shows já realizados desde o fim de 2001, o Zwan aparecia a cada show com alguma surpresa. Após o terceiro show, ninguém mais sabia o que esperar nos próximos. Fizeram 3 shows, todos com músicas completamente novas. Tocaram desde The Number of the Beast, original no Iron Maiden, mas em um ritmo completamente diferente, até Dont Let Me Down, original dos Beattles, com a mesma melodia.Ao final do ano de 2002, a banda anunciava o lançamento para 28 de janeiro de 2003 de seu debut, o Mary Star Of the Sea,que vinha acompanhado de um DVD com cenas da banda e alguns adesivos.A banda termina o ano de 2002 com 37 shows feitos desde 2001, e se preparava para 2003 lançar seu primeiro cd e começar sua primeira turnê européia.
Já no começo de 2003, o ZWAN foi convidado pra tocar na famosa (pelo menos pros fans dos pumpkins) THE METRO, que fazia seus vinte anos de shows em seus palcos...no dia 09 de janeiro, era lançado oficialmente no site oficial da Mtv, o primeiro clipe do zwan, "honestly".Os fans do ZWAN (que obviamente, os mesmos fans dos pumpkins) esperavam muito mais do que o clipe foi...É um clipe muito alegre, a banda sorrindo, mostrava um lado de Billy Corgam que a muito tempo na se via... Um pouco mais tarde, a banda anunciava que o single de HOSNETLY, viria acompanhado de duas músicas bônus uma era "Freedom Ain't What It Used To Be" e a outra era um cover de Iron Maiden, The Number of the Beast.Mais tarde, dia 25, a banda tocou no famosíssimo programa de David Letterman.E dois dias depois, o muito aguardado Mary Stars of the Sea, debut do ZWAN, é lançado (no Brasil, o cd só chegaria em 26 de fevereiro, com uma versão sem dvd nem adesivos).A festa de lançamento foi no no museu de Ciência e cultura de Chicago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário